Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Comentários: Livro Preparação Emocional em Concursos Públicos: Equilíbrio e Excelencia

AUTORA: Luíza C. de Azevedo Ricotta
ANO: 2011
EDIÇÃO: 1ª - Lançamento 
NÚMERO DE PÁGINAS: 224
EDITORA: RIDEEL


SINOPSE: A aprovação em um concurso público não depende tão somente da matéria exigida. O equilíbrio emocional e a motivação acompanham o desejo de conquistar a carreira pública e podem ser o principal fator de sucesso.

Com textos objetivos e de fácil compreensão, o conteúdo deste livro é apresentado em duas partes: a primeira orienta o candidato para a identificação das situações e mudanças necessárias ao longo de seu preparo, tratando de características essenciais como a aprendizagem, o controle emocional, a avaliação psicológica, os sentimentos e a busca pela excelência; e, a segunda, aborda situações constantes no dia a dia e de como vencer as barreiras emocionais e intelectuais, além de oferecer algumas estratégias para a obtenção de êxito profissional.

SOBRE A AUTORA:

Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Pós-graduada em Terapia Familiar Sistêmica pela PUC-SP e em Psicodrama pela FEBRAP; Formação em Coach pelo Instituto Holos BR; Professora do Curso Preparatório de Carreira Jurídica FMB e de pós-graduação em Direito ITE e FMB; Professora da área VIP do Site Jornal dos Concursos; Professora em cursos de pós-graduação e MBA em Gestão pela UniAnchieta-SP; Psicóloga do Curso Preparatório de Carreira Jurídica FMB; Colunista em periódicos e sites; Psicóloga; e autora de diversas obras.

MINHA OPINIÃO:

Preparação Emocional em Concursos Públicos: Equilíbrio e Excelência da Professora Luíza C. de Azevedo Ricotta é um verdadeiro manual para os concurseiros.  

Dividido em duas partes a autora nos ensina que para ser aprovado em concurso público somente o conhecimento da matéria não é suficiente, mas que o candidato deve procurar um equilíbrio emocional buscando a excelência.

Com uma linguagem fácil e interessante quando comecei a ler o livro não tive vontade de parar. Parece que a autora é aquela "mãezona" que conversa com seu filho orientando sobre o melhor caminho a trilhar.

O livro nos ensina na primeira parte algumas estratégias da psicologia para obter sucesso em concurso público. Subdividida em nove capítulos, com frequência nos deparamos com as palavras: motivação, alta performance, persistência, estímulo, determinação, excelência, ritmo, talento, valores pessoais, equilíbrio e outras que são verdadeiras ferramentas necessárias para aquele que se prepara para um concurso público.

Sabemos que hoje

"as empresas e instituições modernas, os cursos de liderança e de desenvolvimento de talentos ressaltam a importância de pessoas de excelência, com massa crítica e mentalidade elevada, como sendo aquelas com mais recursos de sucesso" (grifos do autor). 

Sendo assim, será aprovado o candidato que possui um preparo integral, 

"constelações de fatores a serem considerados e desenvolvidos. Condições estas intelectuais, pessoais, físicas e emocionais, tendo em vista a busca de um equilíbrio necessário".

Atingir excelência pessoal é uma das propostas da autora, que de maneira cativante ela vai nos ensinando como chegar lá. 

É claro que nesta labuta teremos obstáculos, mas saberemos, através da leitura, como transformá-los em oportunidades, a vencer os desafios e a tão temida ansiedade, que interfere no rendimento, atrapalha nossa performance pessoal causando grande defasagem, desvalorizando, desqualificando, nos leva a um mundo imaginário, uma realidade criada, que nas palavras da Professora Luíza

"entendemos por realidade criada a concepção que o indivíduo ampliado e distanciado do que de fato é."

Esses desajustes criados pela ansiedade nos atrapalham e devemos nos organizar para vencê-los.

Muito interessante, ainda na primeira parte do livro, o que  aprendemos  sobre as avaliações psicológicas, entre elas o teste de personalidade HTP (House - casa, Tree - arvore, Person - Pessoa) e a entrevista, e logo entendemos que o melhor é sermos nós mesmos, originais, porque cada um tem 

"seu estilo, sua marca pessoal", 

onde a autora finaliza esta parte, pedindo que deixemos uma marca e acabamos percebendo que ela já nos marcou com a sua.

A segunda parte está focada na motivação, onde diversos temas funcionam como alavanca, impulsionando-nos para a vitória com diversas estratégias para se obter sucesso.

Lendo este livro temos outra visão dos concursos públicos, nos encontramos como pessoa, aprendemos que para vencer e ingressar em uma carreira pública é preciso muito Preparo Emocional, Equilíbrio e Excelência.

INDICAÇÃO:

Jus estudantes: Sim.
Concurseiros: Sim.
Operadores do direito: Sim, porque este livro traz lições para a vida.

Indicamos a livraria Marca Fácil.

Um comentário: