Páginas

sábado, 22 de outubro de 2011

Negado seguimento a HC de advogado acusado de tráfico de drogas em Campinas


O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, negou seguimento (arquivou) a Habeas Corpus (HC 110706) impetrado pela defesa do advogado C. E. S. visando ao relaxamento de sua prisão em flagrante. O advogado foi preso em abril de 2010 durante uma operação do Batalhão de Polícia de Choque Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), na região de Campinas, sob a acusação de tráfico de drogas.
A defesa alegava excesso de prazo para o encerramento da instrução criminal e falta de prova material do flagrante, sustentando que a substância encontrada pela polícia no porta-luvas do carro do advogado não era cocaína, como alegado. O relaxamento da prisão, com base nas mesmas alegações, não fora conhecido pelo Superior Tribunal de Justiça tendo como fundamento a aplicação da Súmula 691, do STF, pois o mérito do pedido ainda não foi examinado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Na decisão que negou seguimento à nova tentativa do advogado de obter o mesmo resultado junto ao STF, Toffoli observou que o não conhecimento do habeas pelo STJ constitui óbice jurídico-processual para o conhecimento do habeas corpus pelo STF. “A apreciação desses temas, de forma originária, nesse momento, configuraria verdadeira dupla supressão de instância não admitida”, concluiu, citando diversos precedentes da Corte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário