Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

Comentários: Livro Exame de Ordem e Concursos

TÍTULO: Exame de Ordem e Concursos
AUTOR: Antônio Devechi
ANO: 2010
EDIÇÃO: 2ª Revista e Atualizada
NÚMERO DE PÁGINAS: 216
EDITORA: JURUÁ


SINOPSE: Muito além de uma simples coletânea das questões de provas, esta obra constitui um excelente instrumento de autoavaliação e, como um laudo pericial, irá mostrar ao candidato como está o seu desempenho em cada matéria, onde melhorar e por qual disciplina deve começar seus estudos. Ainda, essas questões servem como excepcional fonte de informação sobre o que mais é exigido nos exames e provas de concursos, além de permitir ao candidato uma visão global de como as questões são formuladas. No final desta obra, o leitor encontrará os gabaritos individualizados por matéria, os quais correspondem exatamente ao s que foram divulgados oficialmente pelas comissões organizadoras dos Examens de Ordem elaborados pela Cespe/UnB e de concursos jurídicos.

SOBRE O AUTOR:
Antônio Devechi é Advogado, Especialista em Direito Bancário - PUC-PR, Especialista em Direito Criminal - Faculdades Curitiba , Mestrando em Direito Stricto Sensu - UEM e Professor de Prática Processual Civil, Penal e Trabalho.

MINHA OPINIÃO:
 Trata-se de um guia estudantil para os candidatos ao exame da OAB e concurseiros. Dividido por matérias, inicia-se pelo Direito Civil e segue-se na sequência pelas disciplinas de Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Empresarial ou Comercial, Direito Internacional e Estatuto de Ética e Disciplina e Regulamento Geral da OAB. Também há questões sobre meio ambiente, defesa do consumidor e direitos humanos.

A distribuição das matérias facilita o estudante desenvolver seu mapa de estudos, dessa forma, ele pode resolver os exercícios da matéria que está estudando no momento, sem haver necessidade de separá-las ou fazer uma pré-seleção.

No início do livro, o organizador oferece algumas dicas muito importantes para os egressos da faculdade de direito que irão prestar o exame da OAB e os concursos.

Vejam uma dessas dicas:

Nos últimos anos, a legislação, de modo geral, sofreu inúmeras alterações, então, estudar por códigos e livros didáticos desatualizados é “suícidio”

Logo após, dicas para o dia da prova, muito úteis, já que, neste momento tão importante o candidato deve estar calmo e desenvolver técnicas necessárias para que consiga fazer um bom exame e ser bem sucedido.

As questões foram muito bem selecionadas pelo organizador do livro, vão de encontro com os temas mais cobrados pelas bancas. Caso o candidato ainda não desenvolveu um bom estudo, ao resolver os exercícios, perceberá qual disciplina está lhe faltando maior dedicação.

Veja como o organizador trata dos temas cobrados pelas bancas:

Direito Civil:
13. Com relação ao contrato, assinale a opção correta:
a) a rescisão tem origem em defeito contemporâneo à formação do contrato, e a presença do vício torna o contrato anulável ou nulo;
b) o distrato constitui espécie de resolução contratual;
c) a resilição consiste na extinção do contrato por circunstância superveniente à sua formação, como, por exemplo, o inadimplemento absoluto;
d) a resolução constitui a extinção do contrato por simples renuncia da parte.

Direito Constitucional:
5. Acerca do federalismo nacional, assinale a opção correta:
a) a CF, ao extinguir os territórios federais até então existentes, vedou a criação de novos territórios;
b) a CF não atribuiu ao território a chamada tríplice capacidade;
c) segundo preceitua a CF, são entes federativos os estado-membro, o DF, os municípios e os territórios federais;
d) o DF não possui capacidade de autoadministração, visto que não organiza nem mantém suas próprias polícias.

Ao final do livro, os gabaritos estão distribuídos seguindo a ordem das disciplinas, o estudante poderá consultá-lo de maneira simples e de fácil compreensão.

O livro Exame de Ordem e Concursos – Prova Objetiva é uma excelente ferramenta para os candidatos que farão o exame da OAB e concursos, visto que oferece toda a matéria que será cobrada e sem rodeios vai de encontro com os assuntos mais exigidos pelas bancas examinadoras.

INDICAÇÃO:
Jus estudantes: SIM, principalmente quem está cursando o nono e décimo semestre do curso de direito, aprovados em todas as matérias dos períodos anteriores, conforme item 1.4.3 do edital do V exame de ordem unificado.
Concurseiros: SIM

Além de todas essas informações sobre este livro, quem estiver lendo esta matéria e acessar a loja virtual da Editora Juruá pelo blog Jus estudantes terá 10% de desconto na compra deste livro.

Também o blog Jus estudantes estará sorteando este livro. Basta acessar a página SORTEIO.

Boa Sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário