Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Programa de Visitação Técnica "Conhecendo o STJ"



O Programa de Visitação Técnica "Conhecendo o STJ" tem como objetivo proporcionar a estudantes de Direito de todo o Brasil a oportunidade de aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura e o funcionamento do Tribunal, de complementação de ensino e aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional.

Diferentemente do Programa Saber Universitário da Justiça, também promovido pelo STJ, o Programa de Visitação Técnica "Conhecendo o STJ" é realizado duas vezes por ano, nos meses de fevereiro e agosto, tem duração de 5 dias e, ao final, os participantes que completam no mínimo 80% da carga horária recebem um certificado de participação.

Podem participar estudantes de todas as unidades da Federação que estejam cursando, no mínimo, o 5º semestre letivo, regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. Os candidatos fazem inscrições individuais e concorrem às 30 vagas oferecidas a cada edição.

O critério adotado para preencher as vagas do programa, em cada unidade da federação, será o semestre em que o candidato estiver matriculado, ou seja, quanto mais próximo do final do curso o estudante estiver, melhor será sua classificação. Caso haja empate entre os candidatos, terá preferência o estudante que, na seguinte ordem, tiver se inscrito primeiro, conforme registro no banco de dados do sistema eletrônico de inscrições e, posteriormente, for mais idoso.

Durante a Visitação Técnica "Conhecendo o STJ", os estudantes participam de sessões de julgamento, assistem a palestras sobre a jurisprudência do Tribunal, conhecem o funcionamento das unidades judiciárias e órgãos julgadores, bem como visitam as dependências da Corte.

O STJ não se responsabiliza por despesas havidas com os participantes selecionados ou quaisquer outras vantagens, tais como ajuda de custo e despesas com transporte e hospedagem.

Mais informações: Tel.: (61) 3319-9638 ou 3319-9964. E-mail: visitacaotecnica@stj.jus.br